NOSSOS PROJETOS
A AMEM-DF objetiva apoiar a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável e atua por meio de seus projetos e atividades.
CULTURA INCLUSIVA
A 2ª edição do Festival de Cultura Inclusiva do DF acontecerá no segundo semestre de 2023 e se propõe a promover um evento com foco na inclusão social das pessoas com deficiência nos espaços culturais e artísticos, tanto como protagonistas como espectadores, em um local que possibilite uma Vivência/Convivência com a natureza, e teremos shows, teatro, feira de artesanato e oficinas culturais e artísticas aos participantes.
PRESERVA URUBU
A Cachoeira do Córrego do Urubu é um balneário muito utilizado pelos cidadãos brasilienses e recebe o cuidado dos seus visitantes e vizinhos. A AMEM-DF participa ativamente do cuidado por meio da limpeza periódica do Córrego, retirada de barreiras ilegalmente colocadas no leito do rio, colocação de placas sobre a importância da conservação ambiental.
A AMEM-DF conta com o apoio de voluntários em suas atividades.
TRILHA INCLUSIVA
A criação da Trilha Acessível até a Cachoeira do Córrego do Urubu, um dos mais importantes tributários do Lago Paranoá, e que é um balneário utilizado pelos cidadãos brasilienses, mas que pelas suas características atuais, a trilha existente impede o acesso por pessoas com deficiência (cadeirantes e deficientes visuais), mobilidade reduzida e outras necessidades especiais de mobilidade.
VISITAS GUIADAS
Os estudantes, com ou sem deficiência, do ensino público do Distrito Federal, dentro do programa Educação em Tempo Integral do Governo do Distrito Federal, poderão participar de uma jornada imersiva na natureza, onde aprenderão sobre os cuidados com o meio ambiente e as mudanças climáticas. Pretendemos atender 30 alunos por dia, em dois turnos, durante o segundo semestre de 2023.
Trabalha Sem Dor
O projeto visa apoiar a formação e atuação de terapeutas, com ou sem deficiência, a fim de propiciar a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores por meio da disseminação sobre a importância do autocuidado, a fim de se evitar o desenvolvimento da dor aguda para a dor crônica, o que pode causar, inclusive, aposentadorias precoces, afastamentos por licenças médicas e, até, risco de morte por acidentes.
Acessibilidade da sede
A nossa sede rural precisa passar por uma reforma a fim de se adaptar aos critérios de acessibilidade e segurança.
Aqui, recebemos pessoas com deficiências, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, crianças e jovens.
Em nosso projeto, consta a reforma de nosso Teatro Arena com Arquibancada Horta, onde teremos vários eventos, shows e espetáculos para a comunidade do DF.